O Ministério da Saúde estabelece como prioridade a proteção à população jovem e adulta masculina, com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
[Saiba mais]
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) atua para que a assistência à saúde da mulher, na atenção primária no SUS, se consolide como referência de qualidade e primeira escolha de atendimento da população.
A Política de Estadual de Atenção Integral à Saúde da Criança desenvolve suas ações a partir de uma visão integral de promoção à saúde e prevenção de agravos, incentivo ao Aleitamento Materno e redução da mortalidade infantil.
Diante da grande necessidade de educação, conselho e orientação sobre as mudanças físicas, a saúde reprodutiva e a outros itens médicos que afetam o adolescente, criou-se a CADERNETA DO ADOLESCENTE, que tem duas versões, para meninos e meninas, reunindo informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, instituída pela portaria 2528/GM de 19 de outubro de 2006, busca garantir atenção adequada e digna para a população idosa brasileira.
A presente política do Ministério da Saúde, voltada para a inclusão das pessoas com deficiência em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às complexas questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência no Brasil.
Para o SUS, a Saúde do Trabalhador também integra ações de Saúde Pública, observados o estudo, a prevenção, a assistência e a vigilância correlacionadas e ocorridas no ambiente de trabalho, tornando o trabalhador detentor de direito universal à saúde.
O Programa de Atenção à Saúde ao Viajante visa orientar viajantes sobre doenças transmissíveis, cuidados com higiene, e vacinas. O viajante pode receber orientação em unidade de saúde, telefone, ou internet.
A Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.
A efetivação da rede de atenção em saúde mental faz-se necessária para a implantação de ações que proporcionem a constituição da teia que promove vínculos psicossociais e qualidade de vida dos indivíduos que possuam transtornos psíquicos.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros e tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado adequado. Por isso listamos aqui as situações mais comuns para melhor instruí-los sobre técnicas e ações que podem ser realizados na hora do socorro. Sempre que houver a necessidade de chamar as autoridades médicas tenha sempre a atenção para quanto a ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência. Confira aqui a lista completa